Síndrome metabólica é um conjunto de doenças que aumentam o risco de problemas cardiovasculares, segundo critérios brasileiros (SBEM) se caracteriza em pelo menos três doenças associadas:

-
- Obesidade;
- Hipertensão Arterial;
- Glicemia alterada ou Diabetes;
- Triglicerídeos 150mg/dl;
- Glicose elevada -110mg/dl ou mais;
- Colesterol HDL baixo. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Entenda Melhor:
Diabetes
Diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo excesso de glicose no sangue causada pela resistência insulínica. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem função de carregar a glicose para as células, após a glicose entrar nas células a insulina tem que diminuir.

Acontece que quando nos alimentamos de guloseimas industrializadas (açúcar, carbs, etc) a liberação de glicose no sangue ocorre muito mais rápida, quando esse hábito, associado a falta de exercício físico, é recorrente o corpo cria resistência à insulina.
Hipertensão
Uma pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão arterial fica acima de 13 por 8 na maior parte do tempo, colocando o paciente em risco de doenças cardiovasculares, AVC, aneurisma, perda de visão, insuficiência renal, entre outros. .O quadro, geralmente, surge a partir dos 55 anos. Atualmente quase 25% da população que vive nas capitais do país é hipertensa. A principal causa da hipertensão é o estilo de vida, principalmente no que diz respeito a alimentação, exageros na ingestão de sal, gorduras, álcool, café, açúcar.
Ou Seja
Essas condições aumentam com o sedentarismo e com o envelhecimento. Por isso, um fator crucial para o tratamento é a mudança de estilo de vida, perda de peso e atividade física.
A Nutrologia tem um papel importante no tratamento de doenças metabólicas, o médico através de exame consegue detectar qual a situação do seu organismo, definido assim, qual melhor estratégia de tratamento.